Associação de Proteção e Assistência à 3ª idade - Junceira, Tomar

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A nossa Instituição

Saiba mais sobre nós
Lar de São Mateus - Junceira

O Lar de S. Mateus é uma Instituição Particular de Solidariedade Social com base associativa, cujos associados têm as mais diversas origens, mas com um ponto em comum, a sua ligação à freguesia de Junceira, atualmente integrada na União de Freguesias de Serra e Junceira.

A Associação “Lar de São Mateus – Junceira” que suporta esta Instituição, cujo nome – S. Mateus – foi inspirado no santo padroeiro da Junceira, terra mãe desta Instituição, foi fundada em 1979 por um grupo de “junceirenses” que, preocupados com a situação dos idosos da freguesia mais desprotegidos e vulneráveis, avançaram com esta obra que veio a concretizar-se com a inauguração oficial das instalações em Setembro de 1986.

A 4 de setembro de 1985 o Lar de São Mateus começou a funcionar com os primeiros utentes na resposta social hoje designada de “Estrutura Residencial para Idosos – ERPI”, sendo a partir daí sucessivamente criadas as respostas sociais de “Centro de Dia – CD” e “Serviço de Apoio Domiciliário – SAD”.
As capacidades aprovadas pela Segurança Social para estas respostas sociais são as seguintes: ERPI – 58; CD – 5; SAD – 20.

Mais recentemente, em 2010, o edifício foi completamente remodelado, encontrando-se adequado às atuais exigências de qualidade, conforto e segurança.

Para além do Pessoal Qualificado para apoio à vida quotidiana nas três respostas sociais que proporcionamos, dispomos ainda do apoio de Médico, Enfermeira, Fisioterapeuta, Psicóloga, Animadora Sociocultural e Nutricionista, devidamente enquadrados por um Diretor Geral e uma Diretora Técnica.

Numa cozinha devidamente equipada, confecionamos diariamente as nossas refeições, com pessoal qualificado e cumprindo todas as regras de higiene, segurança e qualidade alimentar (HACCP), para além das regras nutricionais indicadas pela nossa Nutricionista.

Dispomos, ainda, de uma frota de veículos modernos e devidamente adaptados ao transporte de pessoas de mobilidade reduzida e às especificidades do Serviço de Apoio Domiciliário.

Mantemos, desde há muito tempo, Acordos de Cooperação com a Segurança Social que apoia e supervisiona a nossa atividade nas três Respostas Sociais que disponibilizamos.

Como forma de melhorar a qualidade e eficiência dos serviços que prestamos, iniciámos em 2015 a implementação do nosso Sistema de Gestão de Qualidade. Em 2018 foi obtida a respetiva Certificação em conformidade com os requisitos da norma NP EN ISO 9001:2015 e dos Modelos de Avaliação da Qualidade das três Respostas Sociais (nível C) do Instituto da Segurança Social. Esta Certificação foi, entretanto, renovada em Outubro de 2021.

Com esforço e perseverança prosseguimos o trabalho dos fundadores do Lar de São Mateus, garantindo que a Instituição continua fiel aos objetivos que presidiram à sua criação.

a nossa Visão

O Lar de São Mateus pretende proporcionar uma constante melhoria na qualidade dos serviços prestados á comunidade, adaptando o seu modelo de gestão organizacional as novas realidades, mantendo sempre a melhoria continua nos processos executados, de modo a manter sempre o reconhecimento por parte da comunidade, do importante papel da Instituição na intervenção social.

os nossos Valores

Os valores e princípios orientadores da ação da Instituição têm como pilares a responsabilidade, competência profissional, isenção, rigor dos colaboradores, prestando um serviço de qualidade aos seus clientes, tendo como objetivos principais:

  1. Aumentar a produtividade e eficiência;
  2. Continua melhoria do nível de qualidade no serviço prestado aos clientes;
  3. Aumentar o grau de satisfação dos clientes;
  4. Proporcionar as melhores condições de trabalho aos colaboradores;
  5. Planear ações e objetivos a executar, controlando e medindo a sua realização;
  6. Transmitir e garantir aos clientes um clima de segurança em todas as nossas Valências;
  7. Permitir que os clientes participem ativamente na vida da Instituição, mantenham os seus direitos como cidadãos, garantindo também a sua autonomia, privacidade e confidencialidade;
  8. Respeitar as diferenças de género, socio-económicas, religiosas, culturais, sexuais dos clientes.

a nossa Missão

  1. Garantir o bem-estar e a qualidade de vida e a segurança dos Clientes;
  2. Potenciar a integração social e estimular o espírito de solidariedade e de entreajuda por parte dos Clientes e seus agregados familiares;
  3. Contribuir para a estabilização ou retardamento do processo de envelhecimento; intrafamiliar e intergeracional.
  4. Criar condições que permitam preservar a sociabilidade e incentivar a relação intrafamiliar e intergeracional.
Bem-Estar

Garantir o bem-estar e a qualidade de vida e a segurança dos utentes

Integração

Potenciar a integração social e estimular o espírito de solidariedade e de entreajuda por parte dos utentes e seus agregados familiares

Estabilização

Contribuir para a estabilização ou retardamento do processo de envelhecimento

Relações

Criar condições que permitam preservar a sociabilidade e incentivar a relação intrafamiliar e intergeracional.